Um fadista...
Um amigo...
Uma voz que nos espanta de tanto talento e emoção... Uma voz que dá cor aos sentidos...
Um "grito" que desperta as nossas vidas...

BRAVO GONÇALO SALGUEIRO!



quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Um CD para ter em casa...



Gonçalo Salgueiro - Segue a Minha VoZ (2006)

"Estamos, e havemos de concordar, numa época em que o Fado goza - aparentemente - de boa saúde. Surgem constantemente caras novas, discos novos , novas vozes... Mas, como em muitos outros aspectos da vida artística nacional, o fado incorre num iminente processo de uniformização. As tão apregoadas novas vozes não se diferenciam de outras vozes já existentes. O Fado parece estar de boa saúde mas não tanto. Tem faltado originalidade, novidade e vozes que realmente se diferenciem.

Mas felizmente, há sempre quem esteja atento, quem olhe para o Fado pelos olhos de mais ninguém que não os seus, há sempre quem queira romper com estereótipos preservando aquilo que de mais sagrado o Fado encerra: a música, a poesia e o sentimento.

Segue a minha voz é, inquestionavelmente, um oásis onde os ouvidos - e a alma - podem escutar uma voz singular e repleta de uma renovada energia, bem demarcada e distante das vozes que actualmente proliferam no Fado. É impressionante o cunho sentimental que Gonçalo imprime nos seus Fados, força gravitacional que atrai o arrepio, a emoção e, porque não?, o sonho.

Deste seu segundo álbum destacam-se duas letras escritas por Amália Rodrigues - Canta Coração e Faz-me Pena; do cancioneiro medieval, numa adaptação de Natália Correia e Pedro Sena-Lino, Lá Vão as Flores. Gaivota Perdida, Meu Fado, Meu Doce Amigo e Leva-me Longe são entre outros, temas que se devem escutar com atenção.

Gonçalo Salgueiro trouxe novidade e encantamento ao Fado, trouxe-lhe carinho, honestidade e verdade e é sem dúvida dono de uma das melhores e maiores vozes do Fado... seja do Novo, seja do Antigo."

José Daniel Ferreira

Portal do Fado


Entrevista com Gonçalo salgueiro sobre o seu álbum "Segue a minha voz" retirada do jornal Audiência

"Gonçalo Salgueiro apresenta "Segue a minha voz". Um novo trabalho inspirado pelos compositores e poetas portugueses. Fado tradicional de uma voz que nasceu com Filipe La Féria no musical "Amália". Florbela Espanca, Ary dos Santos ou David Mourão Ferreira são cantados por um dos novos fadistas no mercado. Um timbre de voz diferente para uma postura ousada...

Audiência - Como é que surgiu a oportunidade de gravar este "Segue a minha voz"?

Gonçalo Salgueiro - O álbum "Segue a minha voz" surge de uma combinação de vontades, de momentos, de disponibilidades! A Maria de Lurdes de Carvalho e o Fernando Abrantes encarregaram-se de criar as condições necessárias para a sua criação bem como foram a sua força motriz, sobretudo no apoio e motivação que me deram… eles são os responsáveis pela existência deste álbum. na mesma altura proporcionou-se trabalhar com o Jorge Fernando, algo que sempre quis fazer, e que se encontrava disponível para me ajudar a criar este álbum, e… com esta equipa de sensibilidades e saberes… é fácil criar…!

A - Como é que defines este álbum?

GS - Como o próprio título sugere, é um passeio "por mim", pela minha forma de estar como homem, como artista, um acto muito pessoal de entrega ao fado, ao público que me acarinha e me levou a gravar todos estes temas, temas em que se encontram pedaços daquilo que sou e sinto… e é ao mesmo tempo um convite, aos que ainda não me conhecem e que como eu partilham o gosto pela música e pela poesia, e aos que me conhecem... que continuem a acompanhar- me neste meu percurso!

A - A grande referência do Gonçalo Salgueiro é a Amália?

GS - Para mim Amália e fado são sinónimos, já o afirmei muitas vezes, e se canto o fado foi porque me apaixonei por ela, pela sua alma, pelo seu enorme talento e carisma , pela humildade com que se manteve sempre fiel a si mesma, ao seu público e ao seu país! ela apropriou-se do fado e mostrou-o ao mundo, foi fonte de inspiração de tantos e tão grandes artistas (uma Diva… pena que este termo hoje esteja tão abandalhado… e mal empregue) , e daí que não é de admirar que seja também a minha grande referência! Pena tenho de nunca ter tido a coragem de lhe dizer pessoalmente o quanto a respeito e admiro… enfim…!!

A - No álbum constam poemas de Florbela Espanca, Ary dos Santos, David Mourão-Ferreira e Pablo Neruda. São influências ao nível da escrita?

GS - A escolha dos poemas nada teve a ver com o peso do nome dos seus autores, mas sim com o facto de me tocarem, de fazerem chorar, de me fazerem sonhar … são realmente mágicos, e só espero ter conseguido transmitir um pouco dessa energia com as minhas interpretações…

A - Sobressai ao ouvir o cd o timbre de voz. Sentes que tens uma voz diferente ou especial?

GS - É-me difícil responder a essa questão... não sei se tenho um timbre diferente ou especial… sei que tento fazer o melhor que posso com aquilo que Deus me deu…

A - Tiveste formação a nível da voz?

GS - Tal como os atletas, que todos os dias correm, a voz também deve ir aos treinos…, porém, ninguém nos ensina a cantar, ou se sabe ou não se sabe, e o cantar não é só voz tem muito mais que se lhe diga…

A - Já se percebeu que há público para o fado, mesmo para as novas tendências associadas. Mas há lugar para tantos fadistas? Sentes que o teu nome pode passar despercebido?

GS - Nunca deixou de haver público para o fado… não vai deixar de haver, o fado está nos nossos genes, é a nossa grande expressão cultural e como é óbvio haverá sempre lugar para aqueles que o fazem com verdade e entrega. Quanto a mim, desde que saiba que fiz chorar alguém... sei que tudo valeu a pena … canto por amor e não por ambição, daí que essas questões não me perturbem, mesmo nada…

A - Nunca vi um espectáculo teu mas quem já viu fala numa postura ousada. Que imagem transmites ao vivo?

GS - Hum! Postura ousada… não canto de mãos nos bolsos… e não tenho medo de me emocionar, procuro estar em sintonia com o pulsar do público, dar tudo o que tenho em todos os fados que canto… será isto ousar …?? Não sei, deixo essa questão para os entendidos…! Apenas sei que não imito ninguém e tudo o que faço é verdadeiro e com humildade.

A - Já pensas em gravar um novo álbum?

GS - Ideias tenho para mais 10 álbuns… mas gravar para já não!

Jorge Oliveira

Audiência"

Nenhum comentário: