Um fadista...
Um amigo...
Uma voz que nos espanta de tanto talento e emoção... Uma voz que dá cor aos sentidos...
Um "grito" que desperta as nossas vidas...

BRAVO GONÇALO SALGUEIRO!



sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Discografia





Apesar de aqui encontrarem sempre desde fotografias dos espectáculos, vídeos, testemunhos e muitas outras noticias sobre este nosso fadista nunca me ocorreu até agora colocar aqui a sua discografia, sendo assim aqui vai.

Gonçalo Salgueiro, além das várias colectâneas onde contribui com a sua voz (disponível no seu site oficial), conta na sua discografia com dois álbuns a solo.
Ambos se encontram à venda nas lojas Fnac e outras, mas para qualquer informação contacte enviando mensagem para este blog.


Álbum "No tempo das cerejas"
1. Grito
2. Meia noite e uma guitarra
3. Alma minha gentil
4. Entrega
5. Fado chora-se bem
6. Ó pinheiro meu irmão
7. Fado dos fados
8. Medo
9. Sombra
10. Quando se gosta de alguém
11. Trago fado nos sentidos
12. Gaivota
13. No tempo das cerejas
14. April in Portugal/ Fallaste corazon/ Conzone per te/ Aie mourir pour toi


" Há coisas que não se devem dizer, quanto mais escrever-se... O perigoso superlativo absoluto é uma deles. Mas GONÇALO SALGUEIRO não é só um grande interprete. É um dos maiores interpretes portugueses de sempre. "... No Tempo das Cerejas" convoca logo o ouvinte para uma audição extremamente atenta quando nos primeiros segundos se escuta a palavra "Silêncio", numa premunição quase divina. Com coragem e personalidade, GONÇALO SALGUEIRO interpreta neste álbum agora reeditado, maioritariamente repertório de AMÁLIA. É de tal forma incisiva a forma como o aborda, que rapidamente se torna também seu esse repertório. Mas não se pense no entanto que o repertório escolhido é dos mais fáceis - como se houvesse repertório fácil quando se canta AMÁLIA - GONÇALO SALGUEIRO aborda o repertório mais recente e por ventura o mais complexo, negando pegar em standards da DIVA. "...No Tempo Da Cerejas" arrepia; penetra; exorciza quem o ouve. A sua "ressurreição" é obra dos Homens. Mas talvez tenha sido uma vontade de Deus..."
in CDGO.com



Album "segue a minha voz"

1. Voz do escuro (Jorge Fernando/Custódio Castelo)
2. Não foi nada (David Mourão-Ferreira/João do Carmo de Noronha)
3. Gaivota perdida (Ana Maria Mascarenhas/Adelino Tavares da Silva)
4. Canta coração (Amália Rodrigues/Carlos Gonçalves)
5. Lianor (Luiz Vaz de Camões/Alain Oulman)
6. Faz-me pena (Amália Rodrigues/Carlos Gonçalves)
7. Lá vão as flores (Medieval - Adaptação: Natália Correia - Pedro Sena Lino/José Fontes Rocha)
8. Segue a minha voz (Jorge Fernando/Jorge Fernando)
9. Amêndoa amarga (José Carlos Ary dos Santos/Alain Oulman)
10. Meu fado, meu doce amigo (Florbela Espanca/José Fontes Rocha)
11. Rosa de fogo (António de Sousa/Carlos Gonçalves)
12. Fado mentido (Pedro Sena Lino/Carlos Gonçalves)
13. No te quiero (Pablo Neruda/Miguel Ramos)
14. Leva-me longe (Jorge Fernando/Jorge Fernando)

"Estamos, e havemos de concordar, numa época em que o Fado goza - aparentemente - de boa saúde. Surgem costantemente caras novas, discos novos , novas vozes... Mas, como em muitos outros aspectos da vida artística nacional, o fado incorre num iminente processo de uniformização. As tão apregoadas novas vozes não se diferenciam de outras vozes já existentes. O Fado parece estar de boa saúde mas não tanto. Tem faltado originalidade, novidade e vozes que realmente se diferenciem.
Mas felizmente, há sempre quem esteja atento, quem olhe para o Fado pelos olhos de mais ninguém que não os seus, há sempre quem queira romper com estereótipos preservando aquilo que de mais sagrado o Fado encerra: a música, a poesia e o sentimento.
Segue a minha voz é, inquestionavelmente, um oásis onde os ouvidos - e a alma - podem escutar uma voz singular e repleta de uma renovada energia, bem demarcada e distante das vozes que actualmente proliferam no Fado. É impressionante o cunho sentimental que Gonçalo imprime nos seus Fados, força gravitacional que atrai o arrepio, a emoção e, porque não?, o sonho.
Deste seu segundo álbum destacam-se duas letras escritas por Amália Rodrigues - Canta Coração e Faz-me Pena; do cancioneiro medieval, numa adaptação de Natália Correia e Pedro Sena-Lino, Lá Vão as Flores. Gaivota Perdida, Meu Fado, Meu Doce Amigo e Leva-me Longe são entre outros, temas que se devem escutar com atenção.
Gonçalo Salgueiro trouxe novidade e encantamento ao Fado, trouxe-lhe carinho, honestidade e verdade e é sem dúvida dono de uma das melhores e maiores vozes do Fado... seja do Novo, seja do Antigo."


José Daniel Ferreira in Portal do Fado

Nenhum comentário: