"E se vocês não estivessem a meu lado então não havia fado nem fadistas como eu sou."
Um amigo...
Uma voz que nos espanta de tanto talento e emoção... Uma voz que dá cor aos sentidos...
Um "grito" que desperta as nossas vidas...
BRAVO GONÇALO SALGUEIRO!
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
CANTAR PARA FERNANDA MARIA
100ª representação de "Fado, História de um Povo"
Recorrendo a tecnologia moderna Filipe La Feria consegue meter no pequeno Salão Preto e Prata desde cavalos a touros, passando por bailarinos voadores e até um veleiro com Gonçalo Salgueiro cantando no mastro principal, criando uma espectacularidade que extravasa o espaço.A História do Fado é revisitada desde as suas origens até a actualidade, numa encenação que articula o Fado com o Teatro, o Musical, o Circo e o Bailado. A música é de Filipe La Féria, Paulo Valentim e Artur Guimarães, e as citações aos grandes mitos do fado, e as letras originais de Filipe La Féria fazem de "Fado – História de um Povo" um espectáculo que diverte, empolga e emociona. o público.
Tem a interpretá-lo um grande elenco de actores, cantores, bailarinos, acrobatas e músicos, e conta com a participação de Alexandra, que protagonizou o musical "Amália", de Gonçalo Salgueiro, Henrique Feist, Liana, Paula Sá, Inês Santos, Luís Matos, Elsa Casanova, Luís Caeiro, Flávio Gil e Jorge Silva, e muitos mais que enchem e transbordam com a sua vivacidade e alegria na representação o espaço onde actuam."
domingo, 7 de novembro de 2010
PARABÉNS GONÇALO SALGUEIRO
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
Entrevista de Gonçalo Salgueiro ao jornal Audiência
Escrito por Joana Vasconcelos e Joaquim Ferreira Leite
Domingo, 19 Setembro 2010 08:00
“Se as pessoas do Norte gostarem, está aprovado!”
Depois do sucesso que obteve com a sua prestação em “Jesus Cristo SuperStar”, Gonçalo Salgueiro volta agora aos palcos dos musicais com uma interpretação no novo musical de Filipe La Féria, “Fado, História de um Povo”. Uma experiência diferente enquanto actor, mas uma complementação da sua vida profissional enquanto fadista. Quanto ao Porto, Gonçalo Salgueiro não consegue esconder uma saudade latente e admite mesmo que o público do norte “tem um carinho genuíno” por ele, algo que tenta retribuir em palco da melhor forma. Mais um grande espectáculo, depois de “Jesus Cristo SuperStar”.
É o regresso em grande aos musicais de La Féria?
Não sei se é em grande, espero que seja em boa forma. As pessoas têm estado a gostar muito, é um trabalho completamente diferente de “Jesus Cristo SuperStar”. Tem muito mais a ver com a nossa música, com a nossa identidade, e o público tem estado a gostar muito e nós também gostamos de fazer parte de um projecto assim.
Durante este período de quase dois anos houve um novo reencontrar com o fado, que nunca abandonou, apesar de ter estado no musical “Jesus Cristo SuperStar”. O que tem de novo para dar aos que o apreciam no nosso Portugal?
O “Jesus Cristo SuperStar” não foi sequer um abandono do fado, mesmo porque eu tentei, no meio daquele musical, dar um cheirinho da nossa identidade. De qualquer das formas, obviamente, nestes anos continuei a fazer os meus concertos a solo, alguns no Norte também. Relembro com muito carinho um que fiz em Matosinhos, que foi extraordinário, na Câmara Municipal. Estive a gravar e saiu em Dezembro o disco “Gonçalo Salgueiro” com CD e DVD, portanto, regressei à minha vida normal.
E agora continua na mesma…
Sim, neste momento, não estou é a fazer espectáculos a solo porque estou aqui todos os dias.
Mais uma grande produção, mas só isto...
Sim, tem de ser, as pessoas têm de vir e que venham as pessoas do Norte do país que são o melhor público que há.
Está a dar um elogio é isso?
Não estou a dar um elogio, é verdade! Depois de ter corrido tantas terras e cantar em tanto lado, cá dentro e lá fora, o sítio onde mais acarinhado fui, toda a minha vida, foi no Norte. Não sei se por estar a fazer de Cristo, mas penso que as pessoas tinham realmente um carinho genuíno por mim em toda a zona do Porto e nas zonas à volta. E ainda sinto, porque vêm aqui ver-me e são extremamente entusiastas. Penso que as pessoas do Norte do país têm uma verdade um bocadinho maior, quando gostam, gostam, quando não gostam, não gostam mesmo. E é com essa verdade que eu conto e, por isso, é que quero muito que venham, porque se as pessoas do Norte gostarem está aprovado!
Fadista num espectáculo musical em que o fado é o grande tema. Sente-se como um peixe na água?
Sim, embora eu, mais uma vez, esteja a fazer um bocadinho de tudo. Porque não estou a cantar só fado. Canto fado tradicional, uma ou duas peças que podiam estar perfeitamente em musicais estrangeiros, portanto, também estou a variar um bocadinho a minha prestação.
Só prova que é um fadista disponível para atacar noutras áreas…
Para mim, o que me interessa é realmente poder manter sempre uma certa versatilidade no meu trabalho e poder fazer um bocadinho de tudo, nunca perdendo a minha identidade. Penso que é aí que está o ganho, desde que nós sejamos nós próprios, podemos cantar tudo e mais alguma coisa que as pessoas vão gostar.
E entusiasma o público, isso nota-se durante o espectáculo…
Ainda bem.
Também é verdade que está no meio de vários fadistas…
É verdade, estou no meio de colegas extraordinários. É um privilegio, para mim, voltar a trabalhar com a Alexandra, com quem me estreei em teatro no “Amália”. Aliás, nós trabalhamos muitas vezes juntos e o Filipe sabe isso. Penso que talvez daí nos tenha juntado para a abertura do espectáculo e a representação do nascimento do fado no mar. Para mim é uma grande amiga e uma profissional extraordinária, juntamente com a Liana, que é uma pessoa fabulosa e uma artista fantástica, bem como o Henrique Feist que é, mais uma vez, um prazer estar com ele um ícone da minha meninice. Estou, também, com o Luís Matos, com a Elsa Casanova, a Paula Sá, que é fantástica, também, do Norte, a Inês Santos… É um privilegio trabalhar com todos eles.
Ainda temos “Fado” para dar e durar?
Esperemos que sim.
E qual é o passo futuro?
Eu gosto de pensar no dia-a-dia, não gosto de pensar no que vem. O meu próximo passo é continuar aqui, dar sempre o meu melhor, tentar levar o espectáculo mais além e, a partir daqui, seguir carreira enquanto as pessoas me quiserem ouvir.
terça-feira, 7 de setembro de 2010
Entrevista com Gonçalo Salgueiro
Dono de uma das mais belas vozes da música portuguesa Gonçalo Salgueiro é já uma referência incontornável do fado. No final de 2009 lançou o seu terceiro álbum “Gonçalo Salgueiro” onde pela primeira vez interpreta poemas da sua autoria. Actualmente Gonçalo Salgueiro está em cena no Casino Estoril com o Musical de Felipe Lá Feria “Fado, história de um povo” ao lado de Alexandra, Henrique Feist, Liana e grande elenco.
A entrevista será retransmitida nos dias 10 de Setembro, às 11h00 e 20 de Setembro, às 15h00.
Pode acompanhar a Centro FM em 101.4FM ou através da internet www.centrofm.com ."
sábado, 17 de julho de 2010
As primeiras reacções ao novo espectáculo de La Feria
Ni
és linnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnndooooooooooooooooo riu e mandou beijinhos do palco!! q maravilha!! quando o espectáculo estava a começar e aparece este senhor só gritávamos: é ele, é ele... só vos digo q a esta matiné adorou estas meninas do norte!! Fizemos barulho e os nossos olhinhos brilharam o tempo todo!!! adoramos o musical... parabéns a todos!! Olha q me arrepiei cada vez q cantavas!! xiça!! Para a próxima raptamos-te e vens connosco no quimboio pró norte carago!! lol
Dina Patrício
Assim que o Gonçalo entra e solta os primeiros agudos, fazemos uma viagem por todas as vezes que já o ouvimos cantar. Só faltou bater o pezinho.... Todo o elenco é magnifico! Até o Menino Jesus do Santo António... VIVA EL REI D. CARLOS!!!
Cristina Navarro Foi muito muito bonito... adoreiiiiiii... soube a pouco... Parabéns a todo o elenco e ao meu padrinhuh... gostei muito muito muito... beijinhos...
Carina Santos
Aquele sorriso é impagável .... és lindoooooooooo! :) O espectáculo está Magnífico. Parabéns ... Bjs grandes e que continue a correr tudo maravilhosamente bem.
Antonio Manuel Teixeira Brilhante actuação.Estás no auge da tua carreira.Posso afirmar com toda a certeza que estás mal aproveitado no espectáculo.Muitos parabéns Gonçalo.
Agostinho Correia
ÉS O MAIOR. GRANNNDE GONÇALO
André Baptista BRAVOOO!!! Muitos parabéns!O espectáculo "Fado, História de um Povo" está muito bonito e tu, como sempre, estás maravilhoso! Muito ObrigadoUm grande e forte abraço
Adorei! Adorei! Adorei! Muitos Parabéns! Grande presença, grande voz, grande alma!És magnifico! Adoro-te padrinho
Louis Silva Foi lindooooo!!! Muitos parabéns ... o "Fado história de um povo" está do melhor e tu maravilhoso como sempre. obrigado :) Abraço muito grande
Paula Bárbara
sim, foi muito bonito...espectacular, como sempre...
Ana Margarida Carvalho Benito
Espectacular não...mais que espectacular...espectacularzissímo... intenso...com alma...com perfeição...com cenários de cortar a respiração...( Caravela )...vozes maravilhosas...entrega...canções lindíssimas...do melhor mesmo...Bem Haja para Todo o Elenco.... :)ADOREI :D
Lucinda Silva
Liliana e Gonçalo mas que dupla vocês estão simplesmente maravilhosos parabéns
Dalila Palma
Bravo!!! (palmas)
Raquel Bastos
Foi uma matin... See Moreé que nos valeu pela vida.A tua aparição na proa do barco, fez-nos logo engolir em seco.. então qd começaste a cantar... com akeles falasetes eu só tu sabes fazer..Via-se bem ke tinha sido escrita só para ti... kem mais conseguiria fazer akilo? Depois todas as cenas em ke entravas foram maravilhosas... tudo novo para nós... a tua cena com a Liana é linda!Não conseguiamos conter-nos de orgulho e de felicidade de te ver ali com akele sorriso enorme qd te gritávamos "és linduh!".. e és mesmo!E o La Feria tem razão, "viva o fado, viva o teatro, viva Portugal e viva Gonçalo!"Pudéssemos nós ver o espectáculo todos os dias por ti e por todos. Um espectáculo magnífico com um elenco maravilhosos, bailarinos, produção...tudo... Parabéns!Esperamos por ti no rivoli.
sexta-feira, 16 de julho de 2010
Mais fotos do musical "Fado- História de um Povo"
http://www.facebook.com/album.php?aid=10964&id=100000910276520
quinta-feira, 15 de julho de 2010
Da Raquel para o nosso Blogue...
Fomos o caminho todo a tentar imaginar como seria o espectáculo, que fados iria o Gonçalo cantar, quando apareceria em palco…
Eis que finalmente e com um pequeno atraso começa a peça e a descrição que vou fazer é apenas a forma como senti o espectáculo.
Depois de um quadro com actores e cantores a circularem entre o público, numa espécie de revista, vem o primeiro quadro em que entra a grande Alexandra numa forma que não poderia fazer mais sentido, com “Fado Português” de José Régio.
Ouve-se então na voz da diva:
O Fado nasceu um dia,
Então o nosso querido fadista continuou com um arranjo do poema da “Mensagem” de Fernando Pessoa.
Ó mar salgado, quanto do teu sal são lágrimas de Portugal…
Uma versão escrita para ele, pois quem mais poderia conseguir aqueles falsetes, aqueles agudos ou aquela extensão de voz.
Um misto de “Jesus Cristo Superstar”, “Sombra do nada” com um toque de fado. Gonçalo no seu esplendor, tanto doce e de uma serenidade desarmante, como forte e arrojado, surpreendeu-nos a nós, ao público e surpreenderá de certeza quem quer que o vá assistir a este espectáculo.
O espectáculo continuou e para nós era tudo novo.
Eis que entre quadros maravilhosos, com vozes e bailarinos fantásticos, voltamos a ver o Gonçalo desta vez na pele do rei Dom Carlos, rei pintor, e mais tarde num fado com letra original Filipe La Feria, que não se poderia identificar mais com ele e com a forma como canta e sente o fado. “Nasço e morro em cada fado que canto”. Simplesmente sublime na sua interpretação:
Nasço e morro em cada fado que canto
E a minha voz é grito espasmo e pranto
Lágrima, sorriso, ternura, amor
Canto o dia, a ironia, a dor
A morte, a tristeza, a solidão
A alma e o sonho, ai o coração.
Quando um homem se levanta para cantar
E no seu corpo a terra a luz e o mar
E a sua voz é a voz de um povo inteiro
Poeta, sonhador e marinheiro
Vagabundo, pecador e santo
Nasço e morro em cada fado que canto.
Um fado dedicado a Fernando Maurício trouxe de novo Gonçalo ao palco para mais tarde voltar, num momento lindíssimo entre ele e a jovem Liana. Juntos cantavam emocionados o fado de Coimbra “Samaritana” e arrancavam suspiros do público. Mais emocionado se encontrava também o nosso Gonçalo, pois nesse momento reviveu um pouco da sua personagem de Jesus que tanto lhe deu.
Samaritana, Plebeia de Sicar,
Alguém espreitando te viu Jesus beijar
De tarde quando foste encontrá-Lo só,
Morto de sede junto à fonte de Jacob.
Foi todo um espectáculo incrível, com actores/cantores/fadistas, bailarinos, músicos e restante equipa fabulosa.
Alexandra, Gonçalo Salgueiro, Henrique Feist, Liana, Luís Matos, Inês Santos, Paula Sá, Elsa Casanova, Luís Caeiro, Flávio Gil e Jorge Silva e restante elenco subiram ao palco para o quadro final e não houve quem não se levantasse para aplaudir e homenagear os artistas em palco.
“És lindoooo!” fez-nos notar do palco e do público e com isto e com os nossos sorrisos de orelha a orelha recebemos do palco um beijo do nosso Gonçalo e rasgados sorrisos que por si só valeram toda a nossa viagem. A felicidade estava-lhe estampada no rosto o que me faz desejar que este espectáculo de La Feria continue em cena por muito tempo e que continue com o companheirismo entre colegas como tem tido e com o sucesso que apenas agora começou.
O génio por trás deste projecto ainda subiu ao palco para proferir um discurso do qual saliento algumas palavras, as quais assino por baixo: “Viva o Fado, Viva o Teatro viva Portugal, Viva a Alexandra, Viva o Gonçalo, Viva o Henrique e restante equipa.”
Os meus parabéns a todos os que fazem parte desta equipa porque merecem e claro um beijo muito, muito “especila” ao Gonçalo por mais uma vez conseguir surpreender-nos e emocionar-nos.
Saímos do espectáculo de alma cheia, com um brilhozinho nos olhos e a conter umas lágrimas que teimavam a querer cair. É uma coisa que não se explica, sente-se e guarda-se para nós.
Obrigada Gonçalo pelo tempo que tiveste para nós no final, mesmo antes de tirar a maquilhagem, conseguiste arranjar um bocadinho para nos brindares com o teu sorriso, os teus abraços e o teu carinho.
Adoramos-te!
Parabéns!
Raquel
(Obrigada Raki por estas palavras tão lindas e emocionantes!)
FADO - História de um Povo - Nasço e morro em cada fado que canto
Um dos momentos mais bonitos do espectáculo "Fado - a História de um Povo", um original de Filipe La Feria. Lindíssimo.
Um tema original de Filipe La Feria, escrito para o Gonçalo neste musical. Oiçam bem, e vejam se não se identifica totalmente com ele e com a forma como canta e sente o fado.
Não deixem de assitir ao espectáculo ao vivo. Não se vão arrepender, muito pelo contrário. Vão querer voltar logo que possam.
FADO - História de um Povo - Samaritana
Um dos temas do Fantástico espectáculo "Fado - a História de um Povo", original de Filipe La Feria. Este interpretado pelo Gonçalo em dueto com Liana.
O vídeo está lindíssimo, mas nada como vê-los e ouvi-los a interpreta-lo ao vivo. Eu já fui ver e garanto-vos que vale mesmo a pena. Na minha opinião o melhor espectáculo de La Feria, ou não fosse este um projecto antigo, como o próprio referiu.
Em breve colocarei aqui as reacções de quem comigo partilhou a honra de ver este espectáculo e o orgulho e alegria de ver o nosso querido Gonçalo.
quarta-feira, 14 de julho de 2010
As fotos do novo musical
LINDASSSSSSSSSSSSSSSSSSSS Assim ficam ainda com mais vontade de ir ver! Não podem perder mesmo!
terça-feira, 13 de julho de 2010
Guguettes no Casino Estoril
Às pessoas que estavam comigo e a quem lá encontrámos um muito obrigado por este dia lindo e cheio de recordações... a vida é feita destes momentos...
(a música do slideshow é dedicada à Raki)
"Naquele tempo" - Gonçalo Salgueiro
Mais um video na maravilhosa voz do nosso querido Gonçalo. Um dos temas do seu último cd, um projecto com poemas da autoria do mesmo.
terça-feira, 6 de julho de 2010
Estreia dia 9 de Julho
A estreia do musical foi anunciada para abril o que não se concretizou "por razões várias", e do elenco deixaram de constar a cantora Anabela e o fadista António Pinto Basto.
segunda-feira, 17 de maio de 2010
Quis Deus que fosses Maria...
Um muito obrigado a quem fez este vídeo
Mais um momento único na televisão...
terça-feira, 13 de abril de 2010
Gonçalo Salgueiro de corpo e alma no fado...
La Féria, que assina o texto e encenação, volta a trabalhar com Alexandra, a Amália Rodrigues do musical Amália, em que contracenou com Gonçalo Salgueiro.
Este último - fadista - foi Jesus em Jesus Cristo Superstar, também encenado por Filipe La Féria. António Pinto Basto, 57 anos, canta há 27 e foi um dos participantes de O Fado Volta ao Casino, no Teatro-Auditório do Casino, onde apresentou o seu álbum Bodas de Coral.
Fonte do Casino disse à Lusa que se trata de "uma fantasia posta ao serviço de um 'espectáculo total', em que a vanguarda dos recursos técnicos do Salão Preto e Prata é explorada ao limite: as cenas sucedem-se em ritmo incessante, numa dinâmica que balanceia picos de euforia e recolhimentos nostálgicos".
A data concreta de estreia ainda não foi decidida."